Pau dos Ferros / RN: Geografia

Geografia

Mapa do Estado do Rio Grande do Norte, município de Pau dos Ferros - Mapa: OpenBrasil.org

Quando foi elevado a município, Pau dos Ferros não era composta de distritos. A cidade chegou a ser constituída de quatro na década de 1950, porém todos foram extintos ou elevaram-se à categoria de cidades, restando hoje apenas a Sede. Atualmente a área territorial do município é de 259,960 km², representando 0,4924% do território potiguar, 0,0167% da área da região Nordeste do Brasil e 0,0031% de todo o território brasileiro. Desse total 1,9024 km² estão em perímetro urbano, sendo a décima primeira maior área urbana do estado.

Seus municípios limítrofes são São Francisco do Oeste e Francisco Dantas a norte, Rafael Fernandes e Marcelino Vieira a sul, Serrinha dos Pintos e Antônio Martins a leste, Encanto e o estado do Ceará (município de Ererê) a oeste

No município predomina um relevo plano, com altitudes variando entre 100 e 200 m, cuja formação é composta pela Depressão Sertaneja-São Francisco — uma série de terrenos baixos situados entre as partes altas do Planalto da Borborema — e da Chapada do Apodi. O tipo de solo predominante é o podzolítico vermelho amarelo equivalente eutrófico, que tem uma fertilidade alta, texturas média e média cascalhenta, acentuadamente drenado, e relevo suave. Esse tipo de solo, para o uso agrícola, é recomendado para o cultivo de culturas de ciclo longo, como algodão-arbóreo, o caju, o coco e o sisal. Ainda neste aspecto, o solo pauferrense não exige alto sistema de manejo. Somente o uso do baixo e médio nível tecnológico agrícola são suficientes para plantar neste solo.

Pau dos Ferros está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o embasamento cristalino, de idade Pré-Cambriana média, variando entre 1000 e 2500 milhões de anos, onde predominam gnaisses e migmatitos variados, granitos, xistos e anfibolitos, às vezes cortados por veios de quartzo e pegmatitos. Geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano.

O município de Pau dos Ferros encontra-se com 100% do seu território inserido na bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró. O principal rio que corta o território pauferrense em Leste-Oeste é o Rio Apodi, que nasce na Serra da Queimada, em Luís Gomes, e deságua no Oceano Atlântico, após passar pelo município de Areia Branca, onde recebe o nome de rio Ivipani. Os principais riachos da cidade são o Riacho do Meio, o Riacho do Retiro, o riacho da Estrema, o riacho das Cajazeiras e o riacho da Capa.

Os principais açudes da cidade com capacidade superior a 100 000 m³ são: o açude 25 de Março, com capacidade de 8 181 000 m³; o açude da Capa, com capacidade de 640 800 m³; o açude Benevides José Gonçalves, com capacidade de 129 760 m³; e a barragem pública de Pau dos Ferros, que está localizada a sul da cidade, a 6 km do centro, contando com capacidade de 54 846 000 m³. Foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e inaugurado em 1967, jorrando água pelo sangradouro pela primeira vez em 18 de março de 1968.

A parede da sua barragem tem 500 metros de comprimento e o sangradouro tem 240 metros de largura, sendo que sua bacia tem quatorze quilômetros de extensão.

Mapa das Microrregiões (Regiões) Homogêneas do estado do Rio Grande do Norte - IBGE / OpenBrasil.org (Clique para ampliar)

O município de Pau dos Ferros faz parte da Microrregião Homogênea do Alto Oeste.

No ano de 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em 13 Microrregiões Homogêneas.

Esta nova regionalização procurou agrupar em pequenas regiões os municípios que apresentavam semelhanças e uma certa homogeneidade não só no quadro natural, mais esta regionalização procurou agrupar municípios que apresentava semelhanças no quadro econômico e principalmente histórico, onde estabeleceu a divisão geográfica do Rio Grande do Norte.

Mapa: OpenBrasil.org / IBGE
Pau dos Ferros / RN - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página