Pau dos Ferros / RN: Clima

Clima

O clima de Pau dos Ferros é semiárido (tipo BSh segundo Köppen), com estação chuvosa atrasando-se para o outono e temperatura média anual de 27,3°C, tendo invernos amenos, em comparação ao resto do ano, e verões com predomínio de temperaturas altas. Os mês mais quente, dezembro, tem temperatura média de 29,2°C, sendo a média máxima de 35,3°C e a mínima de 23°C. E o mês mais frio, julho, possui média 25,5°C, sendo 30,7°C e 20,3°C as médias máxima e mínima, respetivamente.
O período chuvoso de Pau dos Ferros e região vai de fevereiro a junho, período que muitos denominam como o inverno dos sertões.

A precipitação média anual é de 843,1 mm, sendo outubro o mês mais seco, quando ocorrem 4,1 mm. Em março, o mês mais chuvoso, a média fica em 212,9 mm. Durante a época das secas e em longos veranicos em pleno período chuvoso também são comuns registros de fumaça de queimadas em morros e matagais, principalmente na zona rural da cidade, o que vem levando a prefeitura a criar projetos ambientais e campanhas de prevenção nas escolas do município.

No Rio Grande do Norte, assim como em grande parte do país, as principais causas das queimadas são a agricultura e os tocos de cigarro jogados nas estradas. As altas temperaturas e o clima seco contribuem para o aumento desses índices.Durante o período chuvoso costumam ocorrer inundações e deslizamentos de terra em algumas áreas.

Apesar de Pau dos Ferros possuir clima predominantemente seco, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de 1971 a 1991 e a partir de 2007 o maior acumulado de precipitação em menos de 24 horas foi de 148 mm em 15 de abril de 1982.Outros grandes acumulados de precipitações foram de:

132 mm no dia 6 de abril de 1988
120 mm dias 20 de abril de 1984

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Pau dos Ferros / RN - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página